Ao vivo Rádio Atual FM
20.1 C
Concórdia

Abaixo-assinado contra a Casan pela falta de água; estatal investiu "migalhas" nos últimos anos no abastecimento de Concórdia

ALEX PACHECO
 
Alex é jornalista na Atual FM desde 2012. Escreve principalmente sobre política e assuntos da região oeste de Santa Catarina. 
SIGA EM: icon_facebook

 
ESCRITO POR ALEX PACHECO – jornalista:
O vereador Edno Gonçalves, após muitas reclamações por falta de água em Concórdia, iniciou pela internet um abaixo-assinado visando colher assinaturas da população contrária a renovação do contrato de concessão entre Prefeitura e Casan. Em Concórdia, o contrato vence em 2020, quando a Prefeitura terá que tomar medidas visando a renovação ou não da concessão dada a estatal ainda na gestão da ex-prefeita Leni Suzin Marini.
Clicando aqui você terá acesso ao abaixo-assinado contra a Casan
Na época a Casan aceitou um contrato que previa melhorias em todo o sistema de abastecimento de água e também a instalação do sistema de esgotamento sanitário. Somente depois de muitos anos – quase no limite do prazo para vencer o contrato de concessão, a Casan resolveu investir R$ 50 milhões na rede de coleta e tratamento de esgoto.
O sistema de abastecimento de água recebeu alguns investimentos nos últimos anos, porém muito além do necessário para que o concordiense tenha um abastecimento de água adequado diariamente. Nos últimos dias um colapso completo no sistema deixou praticamente toda a cidade sem abastecimento e as promessas dos gestores que passaram pela direção não foram cumpridas notadamente.
A Casan em Concórdia está com problemas de abastecimento há décadas e muitas lideranças defendem o rompimento do contrato de concessão tentando buscar investimento público/privado ou até mesmo a municipalização. O vereador Closmar Zagonel também está empenhado no trabalho de buscar alternativas para resolver o problema da falta de água. Audiência pública já foi realizada na Câmara de Vereadores de Concórdia e uma nova deve ser agendada para os próximos meses.
A ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – já esteve em Concórdia realizando alguns levantamentos sobre a situação da Casan. Os técnicos fizeram alguns apontamentos, mas sem “muito” poder a ARIS não consegue fazer com que a estatal melhore o abastecimento de água em Concórdia. 
Nas últimas horas técnicos da Casan estiveram em Concórdia, segundo foi possível apurar. Alguns visitaram os bairros do Município para conhecer a realidade do abastecimento de água. Perceberam que é necessário investir em tecnologia e melhorias no sistema, porém a maioria resiste em liberar os recursos necessários para garantir uma prestação de serviço de forma adequada. Enfim, qualquer servidor da Casan sabe dos problemas da Casan em Concórdia, mas alguns ainda insistem em querer conhecer a realidade. 
A direção da Casan em Florianópolis e Chapecó muitas vezes veio para Concórdia reiterar as promessas, muitas delas que não saíram do papel, já que os problemas se repetem todos os dias. Investiram uma “migalha” nos últimos meses e não tiveram sequer a coragem de fazer as inaugurações sabendo que o sistema é “precário” e demanda de muito mais dinheiro para fazer com que ele possa atender com mínimo de qualidade a demanda de Concórdia.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta