Ao vivo Rádio Atual FM
20.1 C
Concórdia

BRF de Concórdia, Capinzal e Chapecó proibidas de vender carne de frango à União Europeia; companhia diz que não teve chance de defesa

Concórdia – Santa Catarina tem três frigoríficos que estão proibidos de exportar frango para a União Europeia (UE), todos da BRF: Chapecó, Capinzal e Concórdia, no Oeste. O bloco econômico anunciou nesta quinta-feira (19) o embargo. Essas três unidades já haviam parado a exportação para a UE por causa de uma interrupção feita pelo Ministério da Agricultura em março.
Em nota, a BRF disse que acredita que a decisão da Comissão Europeia foi “pautada em motivações políticas e de proteção de seu mercado local”, e não em questões sanitárias. “Tal decisão não foi precedida por uma investigação dos fatos por parte das autoridades europeias, e a BRF não teve a chance de ser ouvida”, diz o comunicado enviado à imprensa.
Prejuízos em SC
O prejuízo de Santa Catarina com o embargo a esses três unidades durante a interrupção feita pelo Ministério da Agricultura chega a US$ 9 milhões, conforme o governo estadual.
A Secretaria de Agricultura estima que o estado tenha deixado de exportar ao menos três mil toneladas neste período.
Os consumidores, no entanto, ainda não sentiram mudanças nos preços dos produtos. No último mês, o valor da carne de frango não teve reajustes expressivos. Ainda há promoções, por exemplo, de coxa e sobrecoxa por menos de R$ 3,70 o quilo. O valor é igual ao aplicado antes do embargo.
O governo do estado informou que trabalha na prevenção da salmonela na avicultura para o fim das restrições. Enquanto isso, representantes dos produtores de aves do Oeste catarinense têm feito reuniões para tratar da possibilidade de as agroindústrias reduzirem a produção.
brf

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta