Ao vivo Rádio Atual FM
17.6 C
Concórdia

Defesa Civil diz que colapso da estrutura foi causa de queda de parede no Presídio de Erechim

Erechim – A queda de parte do muro que circunda o pátio interno do Presídio Estadual de Erechim na madrugada desta quinta-feira, dia 3 de janeiro, é mais um capítulo de uma história que se arrasta há vários anos. A construção de uma nova penitenciária, que já tem local para construção definido, é uma antiga reivindicação da população em que vários setores têm se empenhado para levar adiante.
A ideia é fazer uma permuta com uma empresa que ficaria encarregada da construção do novo presídio e, em troca, receberia áreas do Estado, uma delas o próprio terreno onde fica o presídio atual, no centro da cidade. Município, órgãos de segurança, Judiciário e Ministério Público tem realizado diversas iniciativas neste sentido.
O Presídio de Erechim foi construído na década de 1950, recebeu melhorias ao longo dos anos, mas enfrenta problemas com o desgaste e a superlotação. Construído para abrigar 239 detentos, atualmente tem cerca de 600 presos. Some-se a isso que uma galeria onde ficavam 62 detentos do regime semiaberto, chamada de alojamento, está interditada desde abril de 2018, depois que presos provocaram um incêndio no local. É exatamente a parede desse alojamento, que dá para o pátio interno, que desabou nesta madrugada. No local também ficava o refeitório.
Após analisar a situação, a Coordenadoria Municipal de Proteção em Defesa Civil, verificou que a alvenaria na qual foram fixadas as hastes das telas de proteção sofreu colapso e desmoronou. Segundo a Defesa Civil Municipal também houve danos no telhado, que foi deslocado, e ainda está apresentando fissuras e partes soltas em locais onde há risco de desmoronar. A Defesa Civil sugere a urgência no conserto, e que seja feito sob orientação de profissional técnico especializado neste tipo de edificação, além de que não se utilize o pátio interno até que a estrutura seja consertada e apresente segurança após nova avaliação.
Ninguém ficou ferido no desabamento. Ainda não há informações oficiais sobre o que será feito a partir de agora ou se haverá necessidade de remanejamento de presos. (Informações Atmosfera Online) 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta