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Escolas Deodoro e Maria Melância Siqueira de Concórdia são destaques nas notas do IDEB

Estado – O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um dos principais indicadores sobre qualidade de ensino no Brasil. Instituído em 2005, quando a Prova Brasil passou a ser realizada em todas as escolas de ensino fundamental no país, o Ideb tem como base dois fatores: a proficiência dos estudantes na prova e a taxa de aprovação da escola.
O cálculo torna o Ideb um indicador importante sobre a qualidade das escolas — que pode pesar na hora da matrícula —, mas não é a única maneira de avaliar as instituições e, por isso, deve ser analisado com cuidado. Especialistas apontam que o indicador é importante, mas não avalia todo o processo educacional pelo fato de estar focado em duas áreas na prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica): português e matemática.
Doutora em Educação e professora da Furb (Universidade Regional de Blumenau), Cassia Ferri explica que o Ideb é um indicador importante e que pode ser utilizado na hora de escolher uma escola, mas não deve ser o único ponto analisado:
— É muito limitante olhar só o Ideb. Claro que ele significa algo, tem um peso, mas não pode ser tomado como a única verdade. Se o pai realmente está preocupado com a formação do filho, deve considerar também o projeto pedagógico da escola, se há uma equipe que se preocupa e cuida do processo de aprendizagem e se a escola tem um processo de formação continuada dos professores — avalia.
Cassia explica que os dois pontos avaliados pelo Ideb são relevantes, mas possuem algumas questões que devem ser relativizadas:
— Na parte da prova, os resultados são sempre contextuais. Uma prova é realizada em determinado momento, em determinado clima, com ou sem suporte. Todos sabem que na vida acadêmica o resultado de uma prova tem uma série de fatores. Por outro lado, as taxas de aprovação tem outra visão dos processos de avaliação. O aprovar pelo aprovar não significa qualidade, assim como alto índice de reprovação também não é um índice de qualidade — ressalta a professora.
mostrou um resultado acima da média nos anos iniciais do ensino fundamental, mas abaixo do esperado nos anos finais e no ensino médio — mesmo com os números em crescimento em relação ao índice anterior.
Nos anos iniciais, a melhor nota de Santa Catarina no Ideb foi da Escola Municipal Adolpho Bartsch, em Joinville, seguida por outras duas unidades também de Joinville que fecham o pódio: as escolas municipais Governador Pedro Ivo Campos e Professora Maria Magdalena Mazzolli.

Escolas de Joinville também se destacaram nas notas dos anos finais do ensino fundamental no Ideb. As quatro primeiras do ranking são unidades de ensino municipais da cidade no Norte catarinense. A melhor nota é da Escola Municipal Pastor Hans Muller. A escola estadual com melhor avaliação tem a 18ª melhor nota: a EEB Deodoro, de Concórdia, no Oeste. (Diário Catarinense)

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