Concórdia – Ato de solenidade do Pacto Gemillaggio aconteceu nesta quinta-feira, 12 de setembro, no Espaço Cultural do Parque de Exposições durante a Expo Concórdia 2019.

O documento foi assinado pelo prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco e Luca Cortese, prefeito de Sarcedo, da província de Vicenza, Itália. O acordo prevê um protocolo de intenções para intercâmbio social, econômico e cultural entre as cidades consideradas coirmãs, por conta dos imigrantes italianos, de Sarcedo, que se instalaram em Concórdia.

O ato foi acompanhado por diversas autoridades, como Luiz Fernando Furlan, ex-ministro e acionista da BRF e também neto de Attílio Fontana, que é descendente da cidade coirmã e fundador da Sadia. Também esteve presente o deputado federal Celso Maldaner, deputado estadual, Moacir Sopelsa, vice-prefeito de Concórdia Edilson Massocco, representantes do Poder Legislativo Municipal, membros da Associação Italiana Vêneto de Concórdia e Luca Pigato, advogado e secretário italiano.

Entre homenagens e pronunciamentos, o sentimento geral era de emoção e nostalgia. Representantes das seis famílias, que vieram de Sarcedo para morarem aqui, e seus descendentes, acompanharam a solenidade que também foi transmitida ao vivo para expectadores da cidade italiana. O prefeito de Sarcedo fez um discurso otimista sobre o acordo e firmou um pacto de amizade, arriscando algumas palavras no idioma brasileiro.

O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, comentou a importância do momento “ficará na história do nosso município, pelo que representa e pelo objetivo de transferência cultural, econômica e de relacionamentos entre as pessoas” comenta Pacheco.

Durante a solenidade um monumento foi inaugurado na Praça Sarcedo, um espaço recreativo que foi construído na parte central do Parque de Exposições e foi batizada com o nome da cidade irmã, em homenagem ao acordo firmado por ambas. O descerramento da placa do monumento contou com a presença de autoridades e representantes das famílias oriundas de Sarcedo.

O Pacto Gemillagio foi uma iniciativa da Administração Municipal juntamente com a Associação Italiana Vêneta Concórdia. (Ascom Prefeitura de Concórdia)