Ao vivo Rádio Atual FM
18.8 C
Concórdia

Onda de furtos e medidas para aumentar a segurança em Concórdia é tema debate

Concórdia – Os recentes casos de furto na área urbana de Concórdia foram debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira, 20 de novembro. Evandro Pegoraro (PT) comentou sobre as situações noticiadas pela imprensa local, que tem provocado preocupação e a apreensão para empresários, comerciantes e a população em geral.
“É uma situação que tomou um espaço significativo nos últimos dias. Acaba por tirar a segurança que é uma rotina no município”, comentou ao dizer que poderia ser criado o Conselho Municipal de Segurança, mas ao mesmo tempo, destacou que “apesar de pertinente, não saberia a efetividade da instalação, ao mesmo tempo em que entendo que é preciso união de esforços”.
Pegoraro disse ainda que, outra alternativa, seria aumentar a cobertura das câmeras de segurança, além de garantir que as 20 câmeras instaladas possam estar em pleno funcionamento.
Claiton Casagrande (PR) destacou que a legislação favorece para que a pessoa flagrada em crimes como o de furto, em que a pena é de menos de quatro anos, não fique presa. “Ela acaba por ser liberada, ou na delegacia ou na audiência de custódia”, destacou.
“É uma situação que envolve o tráfico de drogas, em que o furto acaba sendo uma forma de conseguir valores ou objetos para o pagamento do tráfico”, disse Casagrande ao pontuar que o jovem flagrado pelas câmeras de segurança em uma joalheria na área central, no furto desta madrugada de terça-feira, 20, tem diversas passagens policiais, inclusive por tráfico.
André Rizelo (PT) destacou que o assunto é importante, porque os episódios de furto se repetem diariamente na cidade e no interior. Para ele, seria interessante ter câmeras de videomonitoramento também em bairros, além de ampliar o efetivo da Polícia Militar.
Anderson Guzzatto (PR) comentou que “em alguns períodos a situação é mais tranquila, mas também tem picos de furtos, e geralmente envolve o mesmo grupo de pessoas”. Mesmo sendo de responsabilidade do Governo Federal e Estadual, o vereador sugeriu que alguma secretaria do município possa abrigar uma área de segurança, para ajudar no trabalho de segurança pública.
Artêmio Ortigara (PR) disse que a segurança pública começa a melhorar com educação. No entanto, por outro lado, as medidas corretivas e punitivas precisam se tornar eficientes para acabar com “a sensação que o crime compensa”.
Ele lembrou a importância dos Conselhos De Segurança, por meio dos Consegs, “que mostram que a comunidade também tem a participação em garantir a segurança do meio em que se vive, porque todos têm o compromisso de zelar pelo bem estar. E, isto vai além de fazer as críticas ao setor público”. (Ascom Câmara de Vereadores Concórdia) 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta