Ipumirim – A Polícia Militar de Ipumirim se reuniu nessa semana com comerciantes do município de Ipumirim. O encontro teve como objetivo discutir a implantação do programa institucional “Rede de Vizinhos”. A iniciativa de implantação é do comandante local, o sargento Junior Mecca Barbosa.

A Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento pautada na polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade, para atuarem em cooperação, aumentando a parceria, engajamento social e interação entre vizinhos e polícia.

No processo de instalação do programa todos os participantes são cadastrados e submetidos a um questionário de investigação social para restringir a entrada de pessoas de má índole nos grupos.

De acordo com o comandante da Polícia Militar de Ipumirim e responsável pela implantação do programa, sargento Junior Mecca Barbosa, o grupo formado é denominado “Rede de Comércio Seguro” e contou com o cadastramento de 20 participantes.

Como participar da Rede de Vizinhos?

Para fazer parte do programa é necessário mobilizar seus vizinhos, posteriormente procurar a sede da Polícia Militar para que a PM estude a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.

Vantagens do programa

Algumas vantagens para implantação do programa Rede de Vizinhos são a redução de crimes, ampliação do senso de segurança, responsabilidade e controle pessoal, ampliação da fiscalização dos espaços, transformando os moradores em “olhos e ouvidos da polícia” e melhoria na relação polícia comunidade.