Ao vivo Rádio Atual FM
17.5 C
Concórdia

Preso em São Valentim adolescente apontado como integrante de grupo responsável por homicídios em Erechim

Erechim – No início da manhã desta quarta-feira (03), a Draco de Erechim, apreendeu um adolescente, de 16 anos, que segundo a polícia integra uma organização criminosa que vem agindo e praticando diversos crimes em Erechim, em especial, tráfico de drogas e uma série de homicídios. Após o último homicídio praticado por ele e seus comparsas, o adolescente fugiu de Erechim e foi capturado hoje na cidade de São Valentim.
O primeiro dos assassinatos investigados pela Polícia Civil ocorreu no dia 26 de novembro de 2018, por volta das 2 horas da madrugada, na Rua José Wilk, bairro São Vicente de Paula, em Erechim, quando Josimar Ferreira de Bairros, foi morto a tiros, em via pública. O motivo do crime seria o fato da vítima, que era usuária de drogas, dever dinheiro para os traficantes e, supostamente, também teria praticado um furto dentro do bairro, ação que a facção havia proibido no bairro.
No dia 14 de dezembro, o grupo criminoso assassinou a vítima Luís Carlos Guedes. O fato ocorreu por volta das 23h30min, também na Rua José Wilk. A vítima, que também era usuária de drogas, foi brutalmente morta a pedradas e pauladas, que atingiram, principalmente, a cabeça, ficando praticamente desfigurada. O corpo da vítima foi encontrado pela Brigada Militar já sendo preparado para ser transportado para ser ocultado.
No dia 11 de janeiro, após investigações, a Draco localizou o cadáver da vítima Vanderleia Rodrigues, que estava desaparecida. O corpo estava dentro de uma pequena mala, escondida em um buraco, coberto por vegetação, em um terreno baldio, situado na Rua Pernambuco. A investigação também apurou que a morte de Vanderleia ocorreu na Rua José Wilk, em uma das casas usada pelo crime organizado para a venda de drogas. A vítima foi morta a pauladas no local e depois seu corpo foi desovado no terreno baldio , localizado a poucos quilômetros da boca de fumo.
Com a apreensão realizada hoje, no total, já são seis integrantes da facção criminosa presas ou apreendidas pela Polícia Civil.
No dia 07 de janeiro a Draco prendeu temporariamente o primeiro suspeito da prática desses crimes. As investigações prosseguiram e os demais participantes dos assassinatos foram identificados. A prisão temporária do suspeito foi convertida em prisão preventiva em 31 de janeiro, pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Erechim. Na data de 13 de fevereiro, a Draco apreendeu outro adolescente envolvido nos crimes. Na oportunidade, ele estava em posse de um revólver calibre .32, com numeração raspada, e munições. Segundo a polícia os dois adolescentes apreendidos são oriundos da região metropolitana e da capital do Estado e vieram para Erechim apenas com o fim de fortalecer e consolidar o domínio da facção no tráfico de drogas no bairro São Vicente de Paula.
De acordo com o delegado Gustavo Ceccon, titular da Draco de Erechim, os homicídios cometidos revelam a crueldade e a periculosidade dos bandidos integrantes da facção criminosa. O delegado salienta que é cada vez mais frequente adolescentes praticando atos infracionais violentos e cruéis e que a punição prevista atualmente pela nossa legislação é absolutamente insuficiente para reprimir com proporcionalidade a gravidade das condutas praticadas, mostrando-se imprescindível a redução da maioridade penal com o objetivo de, justamente, acabar com a sensação de impunidade que é a principal mola propulsora da criminalidade, especialmente da juvenil.
O adolescente apreendido por ordem da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Erechim, foi encaminhado ao Case de Passo Fundo e o maior está recolhido no Presídio Estadual de Erechim, ambos à disposição da Justiça. (Atmosfera Online)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta