Ao vivo Rádio Atual FM
20.5 C
Concórdia

Saúde confirma o nono caso de Sarampo em paciente de Concórdia; outros casos estão sob análise laboratorial

Concórdia – A Unidade Sanitária de Concórdia confirmou mais um caso envolvendo a contaminação por Sarampo no Município. Até o momento eram oito casos diagnosticados. A partir do aparecimento dos casos confirmados a Unidade Sanitária iniciou todo um trabalho de bloqueio do vírus. Todos que tiveram contato com o paciente terão que ser avaliados.
Além dos nove casos confirmados, mais quatro estão sendo investigados após os pacientes apresentarem suspeita.
Mara Sampaio, enfermeira responsável pela Unidade Sanitária afirma que a população precisa continuar atenta e verificar a carteira de vacinação. Os pacientes que tiverem o diagnóstico de Sarampo, todos foram medicados e passam bem.
Alguns chegaram a ficar afastados das atividades laborais por conta da situação, porém retornaram as atividades normais.
Casos suspeitos também são investigados em cidades da região. Jaborá já confirmou o primeiro caso de Sarampo na cidade. O paciente foi medicado e as ações desencadeadas pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme o protocolo do  Ministério da Saúde.
Em Concórdia, novos casos suspeitos estão sob análise do laboratório Lacen.
SINTOMAS DO SARAMPO
Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.
TRANSMISSÃO
O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta