Ao vivo Rádio Atual FM
20.1 C
Concórdia

OPINIÃO: AMAUC poderia testar pacientes em massa… a Embrapa vai iniciar diagnósticos em Concórdia

Alex é jornalista na Atual FM desde 2012. Escreve principalmente sobre política e assuntos da região oeste de Santa Catarina. 
SIGA EM: icon_facebook
 
 
POR ALEX PACHECO – JORNALISTA: A situação envolvendo os casos de coronavírus requer uma atenção especial pelo setor de saúde, porém muito mais das empresas e também da própria população. O número de casos cresceu nos últimos dias na região do Alto Uruguai Catarinense, sobretudo em trabalhadores ligados a agroindústria.
 
Nesse sentido, a preocupação aumenta consideravelmente mesmo sem nenhum caso de óbito. Antes a população não estava acreditando muito no problema, porém depois dos novos casos parte da sociedade mudou o discurso. Ficar em casa é uma alternativa, porém para muitos será necessário e ir à “luta”, ou seja, buscar o sustento da família.
 
A retomada da economia foi necessária. Agora, depende da população e das ações públicas a redução desse impacto negativo com o número de contaminados. Por isso, uma das alternativas já adotadas em alguns países e que poderia auxiliar é no controle em massa da Covid-19.
 
A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia vai começar a partir dos próximos dias realizar os diagnósticos do novo coronavírus. Penso que poderíamos iniciar uma “discussão” começando pelos gestores públicos do Alto Uruguai Catarinense para uma testagem em massa. Dessa forma, teríamos uma noção exata da situação da doença na região.
 
As Prefeituras poderiam viabilizar recursos para garantir a compra de insumos e o laboratório da Embrapa Suínos e Aves viabilizar os testes na região. Talvez seria interessante iniciar até pelos trabalhadores das agroindústrias que nesse momento são os mais afetados pela Covid-19.
 
No Rio Grande do Sul, algumas cidades já estão alinhando essa possibilidade, inclusive com apoio de uma Universidade Federal gaúcha. No Rio de Janeiro já se fala em testagem em massa de pacientes e outros países do mundo conseguiram reduzir a curva de crescimento dos casos dessa forma. O próprio ministro da saúde também reportou a possibilidade de testagem em massa.
 
É notável que isso seria um grande desafio e dependeria também de questões legais, ainda mais por se tratar que uma empresa pública como a Embrapa Suínos e Aves. Entretanto, qualquer ação que possa daqui à pouco auxiliar no combate é bem vinda. Se é ou não viável… não sei… mas é algo talvez para pensar no futuro e buscar o amadurecimento da proposta.
 
A discussão em conjunto com certeza sempre revela novas ideias e iniciativas.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta