Ao vivo Rádio Atual FM
10.5 C
Concórdia

Como manter a rotina de estudo em época de recesso escolar

Para evitar a transmissão do Covid-19 e a possível sobrecarga do sistema de saúde brasileiro por causa da doença, todos os estados da nação recomendaram medidas de isolamento social, incluindo a suspensão das aulas presenciais. Como resposta à medida, muitas escolas passaram a oferecer conteúdo e atividades em plataformas digitais enquanto outras optaram por antecipar as férias. E como fica o cronograma das crianças daqui pra frente?
Segundo Arthur Fonseca Filho, diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares, a decisão será tomada individualmente de acordo com a realidade de cada instituição.

“Acredito que quanto mais o período de quarentena for prolongado, mais escolas anteciparão as férias do meio ano e oferecerão aulas presenciais em julho. Agora, em um cenário otimista em que a pandemia é controlada e a situação se normaliza no começo de maio, creio que muitas escolas que ofereceram aulas por meio de plataformas digitais seguirão o cronograma normalmente”, afirmou.

Para o diretor, “nesse momento, não há cabimento pensar que o ano letivo não será concluído com todos os conteúdos”. No caso da Educação Infantil, em que o aluno ainda não tem grande autonomia e a presença em sala de aula é ainda mais essencial, Fonseca Filho acredita que as escolas devem oferecer atividades no mês de julho.  Já nas escolas estaduais, as medidas dependerão do governo de cada região e muitas decisões ainda estão sendo tomadas. 

Porém, enquanto nossos filhos seguem em casa, é muito importante que nós pais, sigamos com uma rotina de estudos diária. Reserve pelo menos 1h por dia e estude com seu filho. Para os papais que tem filhos em escolinhas, CMEI’s, procure manter ao máximo a rotina escolar. Aproveite o tempo em casa e pesquise atividades para fazer com eles. Não se engane. Eles também sofrem com a mudança de rotina repentina. Poderá haver uma mudança de comportamento como: Irritação sem motivo aparente, dificuldade para o soninho durante o dia, choros inesperados, recusa alimentar. É preciso ficar atento.
E a pergunta que não quer calar: Como retomar a rotina escolar em casa?
– Em primeiro lugar, junto com o seu filho, defina um local ideal para estudo, longe da rotina ‘barulhenta’ da casa;

– Utilize como base o conteúdo que ele já vinha estudando e aplique atividades;
– Revise conteúdos dos anos anteriores;
– Se ainda não tem. Crie um grupo de whatsapp entre pais e professores. Utilizem essa ferramenta para troca de informações;

– Caligrafia também é uma boa pedida. Compre um caderno e faça com que seu filho pratique a escrita;
O recesso escolar não pode ser uma desculpa para que seu filho deixe de estudar, mas precisamos estar dispostos a ajuda-los. Não é tempo perdido…é tempo INVESTIDO.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta