Ao vivo Rádio Atual FM
29.5 C
Concórdia

Consumo equilibrado de doces na infância. Vamos falar sobre?

As crianças gostam muito de comer alimentos açucarados, pois o paladar doce é inato, isto é, o bebê já nasce apreciando esse sabor. Para os pais, muitas vezes, fica difícil administrar o consumo das guloseimas. A alimentação infantil deve ser composta de todos os nutrientes e o segredo está no consumo equilibrado e variado, inclusive, das opções com açúcar.
Segundo a pediatra Fernanda Ceragioli, os primeiros anos de vida determinam muitas características, hábitos futuros e também o sentido de uma alimentação saudável.

“A forma como os pais lidam com os filhos faz com que estimulem o habito e o prazer por comer. Pensando que o ser humano precisa de todos os nutrientes para funcionamento adequado do organismo, os adultos devem assumir a postura de incentivar uma alimentação variada, mas sendo firmes quando necessário”, explica a pediatra.

O açúcar é uma rápida fonte de energia e está associado ao prazer e ao bem-estar, pois libera serotonina no cérebro – neurotransmissor responsável por estas sensações. Além disso, os doces são parte das melhores memórias da infância.

Veja as dicas da especialista para o consumo equilibrado de açúcares durante a infância:
Adote horários específicos – Ajuste os horários das refeições. Isso auxilia os pais a incentivarem a alimentação saudável, além de facilitar o controle do tipo de alimento que deve ser ingerido. Fica mais fácil dizer que não é hora de comer doce, pois não é momento de ingerir qualquer outro alimento.
Utilize os horários das refeições – Nenhum alimento deve ser proscrito da alimentação de uma criança ou considerado “vilão”. A alimentação deve ser um momento de tranquilidade e prazer. O doce pode fazer parte de um momento social, nas sobremesas ou como parte do lanche. Um pedaço de bolo caseiro de frutas, por exemplo, é saudável e pode ser utilizado no período entre refeições.
Combine o Dia do Doce – Faça acordos e preste muita atenção nas refeições em família. Todo mundo precisa ter um prato balanceado e comer de acordo com o que é orientado pelo especialista. Escolha junto com o seu filho um dia específico para comer a sobremesa preferida;
Respeite os intervalos das refeições – Os pais devem evitar dar doces aos filhos fora dos horários combinados para as refeições. Deste modo, toda criança deve fazer um desjejum, lanche matinal, almoço, lanche da tarde, jantar e uma ceia e todo tipo de alimento deve ser ingerido nos horários estabelecidos.
Para crianças de dois a cinco anos – Pode consumir açúcares até 10% do valor energético total. Isso significa 35 gramas por dia, considerando uma dieta de 1500 Kcal. Na prática, pode ser uma colher de sopa cheia (30 g) diária, somando todos os açúcares do dia ingeridos.
Para crianças entre seis e dez anos – Tem necessidade energética de 1800 Kcal. Nesse caso, a quantidade recomendada de açúcares diária aumenta para, em média, 45 gramas, o que corresponde a uma colher e meia de sopa cheia.

Oriente a criança nas festas de aniversário – Celebrações são sazonais e não é correto proibir alimentos, mas ensinar a criança a limitar o consumo, estabelecendo regras antes de chegar à festa. Um consumo equilibrado pensando em aniversários pode ser um pedaço razoável de bolo, um copo de suco ou refrigerante, cinco tipos de salgadinhos pequenos e cinco brigadeiros pequenos.
Estimule a alimentação saudável
Para que as crianças tenham uma boa nutrição diária, é importante que os pais estimulem o consumo de diversos alimentos, tais como frutas, verduras, legumes, cereais, laticínios, carnes, pães, etc.
Conforme os pais introduzem novos componentes na alimentação, a criança passa a aceitar melhor as novas experiências, aceitando sem muita birra alimentos mais saudáveis. Fazer com que ela tenha um paladar variado é uma ótima saída para substituir alimentos açucarados nas refeições intermediárias, como os lanches da manhã e da tarde.
Seja um exemplo para seus filhos
Crianças se espelham nos seus pais para desenvolver muitos hábitos, principalmente hábitos alimentares. Se os responsáveis não consomem alimentos saudáveis e são flagrados o tempo todo pelas crianças com alimentos doces, vai ficar difícil exigir que eles comam as coisas saudáveis. Se você tem uma dieta pouco saudável e está preocupado com a dieta dos seus filhos, saiba que essa é uma ótima oportunidade de mudar de hábitos e fazer bem para você e seus pequenos!
Converse com os familiares
Tios, avós e primos muitas vezes são responsáveis por “contrabandear” guloseimas para as crianças. Esse hábito não deixa de ser uma forma de carinho, mas pode tornar em vão o seu esforço de introduzir uma educação alimentar aos seus filhos. Se você tem algum parente que exagera nos mimos, converse com ele e oriente-os a diminuir esse tipo de situação. Caso seja difícil convencer, tente conversar para que a pessoa troque os doces por alimentos mais saudáveis, como pedaços de frutas.
Aqui vai uma dica boa: peça para que os seus amigos e parentes não ofereçam doces, em muitos casos a criança não está com vontade e a ingestão do açúcar vai ser totalmente desnecessária. Caso ela demonstre vontade, avalie qual a guloseima oferecida e oriente a oferecer apenas uma pequena dose.
Não seja um proibidor
Não precisa ser um ditador na luta contra o açúcar. No caso das crianças maiores de 2 anos, é possível dosar as quantidades e permitir que elas aproveitem um pouco dos alimentos açucarados.
Proibir pode ser um ato bastante ruim, principalmente se a criança está em contato com pessoas que estão comendo esse tipo de alimento. Não há porque fazê-la “passar vontade” o tempo todo, basta apenas comer com moderação.
Opte por outros tipos de doce
Nem todos os doces são sinônimos de chocolate, leite condensado e açúcar refinado. Existem algumas preparações de sabor doce que podem substituir facilmente as guloseimas cheias de açúcar.
A internet é um ótimo lugar para pegar receitas que trocam açúcar por outros “adoçantes naturais” como frutas e mel e desta forma reduzirmos o uso de açúcar na infância.
Para fazer em casa
Para finalizar, separamos uma receitas de preparação doce que pode ser incluída na rotina dos pequenos.
Suco de maracujá com banana
Ingredientes:
 Polpa de 1 maracujá
 2 bananas bem maduras
 Água.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e vá adequando ao seu paladar, para mais doce acrescente mais banana. Consuma geladinho!
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta