Ao vivo Rádio Atual FM
17.5 C
Concórdia

Covid-19: primeira remessa da vacina cobrirá 16% do grupo prioritário em SC

Estado – A primeira remessa da vacina Coronavac, enviada nesta segunda-feira (18) a Santa Catarina, vai cobrir 16% do grupo prioritário. O Ministério da Saúde repassou ao estado 144.040 doses nesta primeira remessa, vindas em 3.601 caixas.
Considerando que são necessárias duas doses e que haja possível perda técnica, a previsão o governo é imunizar 68.580 pessoas. A população estimada para do primeiro grupo é de 426.678, segundo o plano de vacinação do governo de Santa Catarina.
Conforme o plano de vacinação estadual, a primeira fase é formada por trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e população indígena.
A distribuição por grupo prioritário está prevista da seguinte forma:
Trabalhadores da saúde: 56.540;
Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 3.460;
Pessoas com deficiência institucionalizadas: 263;
População indígena: 8.317;
Total: 68.580 pessoas.
Os imunizantes seguiram para o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Grande Florianópolis. Eles serão separados pelas equipes para a distribuição nas 17 regionais da Saúde no Estado.
As forças de segurança de Santa Catarina já traçaram as rotas e seguem prontas para realizar as escoltas e levar, em até 24 horas, os imunizantes do centro de distribuição até os municípios catarinenses. As vacinas serão transportadas por terra para cidades mais próximas e via aérea para as regiões mais distantes, como o Oeste e Extremo Oeste.
O governo de Santa Catarina ainda não informou onde serão aplicadas a vacinas e como será a escolha e prioridade na vacinação. Também não há confirmação de quantas doses cada cidade receberá.
Alguns municípios, porém, já divulgaram quantas doses receberão. São José, na Grande Florianópolis, terá 12 mil vacinas à disposição. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do governo municipal, que disse também que profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos institucionalizados receberão a imunização na primeira remessa.
Cerca de 7 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, serão vacinados nos próprios locais de trabalho. Nas instituições de longa permanência, os profissionais de saúde irão até o local aplicar as vacinas. Cerca de 1 mil pessoas vivem nesses locais na cidade.
Segundo a Diretora Vigilância Epidemiológica de São José, a população que está enquadrada no primeiro grupo não precisa ir ao posto de saúde. A carteira de vacinação também não precisa feita para tomar a vacina.
“Será uma carteirinha que será dada que é só do Covid-19. Essa carteirinha quem vai disponibilizar são os profissionais de saúde que estarão vacinando”, afirmou.
Fases
Primeira: trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. População estimada deste grupo é de 426.678 pessoas.
Segunda: pessoas de 60 a 74 anos. População estimada deste grupo é de 844.644 pessoas.
Terceira: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença. População estimada deste grupo é de 1.365.028 pessoas.
Quarta: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. População estimada deste grupo é de 166.289 pessoas. (Por G1/SC)
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta