Concórdia – O Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, também está enfrentando algumas dificuldades financeiras e terá que protelar alguns investimentos devido o contingenciamento de recursos por parte do Ministério da Educação. O assunto está sendo discutido entre os diretores na reitoria do Instituto Federal Catarinense.

De acordo com o diretor Nelson Golinski, o orçamento do IFC em 2017 é de R$ 7,2 milhões. Cerca de R$ 600 mil seriam investidos na expansão da instituição de ensino.

Devido a crise financeira, o Governo Federal acabou cortando 40% desse valor. Golinski afirma que em função dos cortes não será possível viabilizar a compra de equipamentos para melhorar a qualidade dos laboratórios do campus, principalmente o de agronomia que é novo e necessita de mais investimentos.

Apesar dos cortes, Golinski afirma que não haverá suspensão das aulas ou algo do gênero. Dentro de um planejamento, ele garante que os alunos não terão prejuízos o segundo semestre será concluído com tranquilidade. O orçamento de 2017 também será limitado, seguindo a mesma tendência desse ano.

O Instituto Federal Catarinense tem 1,6 mil alunos estudantes gratuitamente.