Ao vivo Rádio Atual FM
19.3 C
Concórdia

Dia Histórico: Três mulheres profissionais da saúde em Concórdia são as primeiras vacinadas contra a Covid-19 (Vídeo)

Concórdia – O dia 19 de Janeiro de 2021 foi histórico para Concórdia. Por volta 10h o avião Arcanjo 2 do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina pousou no Aeroporto Municipal trazendo a primeira remessa das doses de vacinas contra a Covid-19. O município recebeu 514 doses e para a Regional de Concórdia foram destinadas 1.006. 
Já por volta das 16h30 o ato simbólico que marcou a abertura da vacinação foi realizado na Unidade Sanitária Central, na Rua Osvaldo Zandavalli. Na oportunidade três profissionais da saúde que atuam diretamente na linha de frente de combate ao coronavírus foram contemplados com a vacina, e de forma surpresa, porque eles não sabiam da indicação.
A primeira profissional a ser vacinada foi a coordenadora da Unidade Sanitária Central, enfermeira Mara Sampaio, na sequência a médica infectologista Clarissa Guedes, que atua na ala Covid do Hospital São Francisco. Depois foi a vez da técnica de enfermagem Neiva Gasperin, que trabalha na Unidade de Retaguarda do bairro Guilherme Reich. Todos esses profissionais, assim como os demais que vão ser vacinados deverão receber a segunda dose em um prazo de 15 dias. 
Durante entrevista para o jornalismo da Atual FM a médica Clarissa Guedes enfatizou que a vacina é a esperança que faltava. Segundo ela, essa é a forma mais segura e eficaz para vencer a doença. Disse que não esperava estar em as primeira pessoas a receber a vacina, mas que estava ansiosa que chegasse para o grupo de risco.
A médica fez questão de destacar que os cuidados com a prevenção, na utilização da máscara, álcool em gel e distanciamento, devem continuar.

“A vacinação só é eficaz quando ocorre em massa. Então, a gente ainda precisa de uma parcela significativa da população a ser vacinada para realmente as pessoas estarem em segurança. E isso vai demorar até quatro meses. Então manter os cuidados é importante. Não significa que vencemos hoje”.

O prefeito Rogério Pacheco destacou a importância do início da vacinação.

“Estamos vivendo um momento histórico. Foram aproximadamente dez meses de trabalho. Não medimos esforços para enfrentar essa pandemia. Com o início da vacinação esperamos reduzir o número de internações e de óbitos pela doença, podendo retomar aos poucos à normalidade”, comentou o prefeito ressaltando que, mesmo com a chegada da vacina, as pessoas precisam continuar respeitando as restrições e utilizando as máscaras. 

As doses da vacina chegaram nesta terça-feira em Concórdia. Serão 514 doses para aplicação nos grupos prioritários nesta primeira fase, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
A partir de amanhã, 20, na Unidade Sanitária, profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate ao coronavírus – médicos, enfermeiros e técnicos do hospital, posto de retaguarda, SAMU e da Unidade Sanitária – serão imunizados, mediante cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Os idosos e seus cuidadores do Recanto do Idoso também serão vacinados nesta primeira etapa.
https://www.facebook.com/atualfm/videos/881845925976163

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta