Ao vivo Rádio Atual FM
21 C
Concórdia

Frigorifico de Ipumirim terá que garantir distanciamento entre colaboradores e adotar medidas para preservar a saúde dos trabalhadores

Joaçaba – A empresa Seara Alimentos, pertencente ao Grupo JBS, no município de Ipumirim, deverá garantir o distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre os empregados nos postos de trabalho e adotar medidas eficazes de vigilância epidemiológica para preservar a saúde dos trabalhadores na retomada de suas atividades.
A decisão liminar foi tomada pela Justiça do Trabalho em Concórdia, em ação civil pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) com apoio do Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos.
Em virtude dessa decisão, a empresa deverá afastar todos os trabalhadores diagnosticados ou com suspeita de contaminação pela COVID-19, ainda que assintomáticos, sem prejuízo da remuneração, até a realização de exame específico, seguindo os protocolos das autoridades sanitárias ou pelo período mínimo de 14 dias.
A medida também vale para os trabalhadores sintomáticos de síndrome gripal e aos que tenham tido contato direto com um trabalhador diagnosticado ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus em um raio mínimo de 1,5 metro, ainda que sem sintomas da doença.
A Procuradoria do Trabalho no Município de Joaçaba apurou as possíveis irregularidades no frigorífico de Ipumirim relacionadas ao novo coronavírus por meio de um Inquérito Civil instaurado a partir de denúncias acerca do descontrole do surto dentro da empresa.
A ACP foi ajuizada após a interdição da unidade, no dia 18.05, pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia, que identificou graves irregularidades relacionadas a aglomerações de trabalhadores e à absoluta ineficiência de procedimentos de vigilância em saúde, como a permanência em atividade de trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, com sintomas gripais sugestivos de COVID-19 e até mesmo com atestado positivo da doença.
No dia da interdição havia na Seara/JBS de Ipumirim 86 trabalhadores confirmados com a COVID-19, aproximadamente 5% dos cerca de 1.500 empregados do local. Os casos registrados na planta industrial representavam aproximadamente 14% dos contaminados em toda a Macrorregião Oeste e Serra, e quase 2% de todos os casos do Estado de Santa Catarina.
A retomada das atividades na unidade está condicionada ao atendimento de diversas medidas relacionadas ao controle do surto.
NOTA DA JBS
A JBS informa que a saúde de seus colaboradores é sua prioridade absoluta. Desde o início da pandemia no Brasil, a empresa tem adotado um rigoroso protocolo para garantir a segurança e proteção dos seus colaboradores em suas unidades. Todas as ações e medidas adotadas seguem as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, além das recomendações dos governos estaduais e municipais.
Adicionalmente, para apoiar na construção do seu protocolo, a JBS contratou a consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e do infectologista Adauto Castelo Filho. A empresa reitera sua confiança na segurança do seu protocolo para proteger seus colaboradores e informa que não irá comentar processos judiciais em andamento.
HÁ ALGUNS DIAS O MÉDICO ADAUTO CASTELO FILHO FALOU COM A ATUAL FM – VÍDEO ABAIXO
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/atualfm/videos/568758424058805/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta