Xanxerê – Apesar de 79 pacientes recuperados pela Covid-19 receberem alta do Hospital Regional São Paulo em Xanxerê, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para pacientes com coronavírus está em 100%.

O boletim com os dados foi divulgado nesta quinta-feira (6) pelo hospital e confirmado por meio do site do governo do Estado.

Todos os 14 leitos UTI Covid no hospital de Xanxerê que estão ocupados por pacientes de Xanxerê, Xaxim, Faxinal dos Guedes, Abelardo Luz, Entre Rios e Ponte Serrada.

Dentre eles, 12 já tiveram resultado positivo para a Covid-19, um aguarda o resultado e um paciente está com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Com relação aos 15 leitos de enfermaria Covid-19, apenas cinco estão ocupados com quatro pacientes confirmados e um com suspeita.

Com a lotação máxima de leitos de UTI Covid no HRSP de Xanxerê, cabe ao Estado, por meio da Central de Regulação disponibilizar leitos para pacientes receberem atendimento médico nos demais hospitais da região.

Respiradores no hospital de Xanxerê

Restam ainda seis respiradores para serem colocados em funcionamento em leitos de UTI. Esses equipamentos foram enviados pelo governo de Santa Catarina em junho. Conforme o HRSP, a não ativação se deve a dois fatores: falta de profissionais e medicamentos. (Por ND+)