Taison está de volta ao Inter. Criado nas categorias de base do clube, o atleta de 33 anos assinoun a sua rescisão  de contrato nesta quinta (15) com o Shakhtar Donetsk e virou um jogador livre no mercado para acertar o seu retorno a Porto Alegre. O clube ucraniano anunciou a saída do jogador nesta sexta, o que abriu caminho para que a direção colorada fechasse a contratação.

Natural de Pelotas, o jogador sempre deixou claro o desejo de voltar a vestir a camiseta do time de coração. Taison foi promovido ao time principal colorado em 2008 e, com a camisa vermelha, conquistou o bicampeonato do Gauchão (2008 e 2009), a Copa Sul-Americana (2008), a Copa Suruga (2009) e a Libertadores (2010).

Taison chega sem custos de transferência ao Beira-Rio e irá assinar um contrato definitivo. O jogador deve vestir a camisa 10, que antes era de seu amigo D´Alessandro.

O atleta tem chegada prevista em Porto Alegre para a semana que vem, e o Inter já corre contra o tempo para inscrever o jogador na Libertadores. Taison já está em contato com o técnico Miguel Ángel Ramrez  há alguns dias para facilitar a adaptação tática.

Agora meia, o jogador retorna ao Beira-Rio depois de 11 anos. O Inter vendeu o atleta em 2010 por R$ 14 milhões ao Metalist. Taison ficou dois anos no time de Kharkiv até se transferir em 2013 para a equipe de Donetsk.

No principal time da Ucrânia, Taison ficou oito temporadas e tornou-se o principal jogador da equipe. Virou artilheiro, capitão e ajudou a conquistar seis títulos nacionais, cinco Copas da Ucrânia e mais quatro Supercopas.