Região – O Decreto de Emergência por consequência da estiagem protocolado pela Administração Municipal de Irani, também foi reconhecido pelo Governo Federal e o executivo está apto a solicitar recursos para complementar as ações desenvolvidas pelo município. 

Além de Irani, mais dez municípios do Alto Uruguai Catarinense também tiveram os decretos homologados. Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Lindóia do Sul, Piratuba, Presidente Castello Branco e Seara.

Apenas três ainda estão com pendências, sendo que o processo de Jaborá está com o município para correções desde 7 de maio e o decreto Xavantina também aguarda por correções desde 14 de junho. Já Peritiba o processo não foi homologado porque ainda não atingiu os requisitos previstos. 

Conforme levantamento da Defesa Civil, apesar da chuva no mês de junho ter quebrado a estiagem meteorológica, a estiagem hidrológica permanece com previsão de se manter nos próximos 3 meses. (Colaboração: Coordenadoria Regional de Defesa Civil em Concórdia)