Ao vivo Rádio Atual FM
17.5 C
Concórdia

Mais de 80 cidades de SC não estão aptas para liberar o uso de máscaras

Estado – Santa Catarina planeja desobrigar o uso de máscara em locais abertos em cidades que tenham ao menos 65% da população geral totalmente vacinada contra a Covid-19. Caso a liberação ocorresse nesta terça-feira (23), 81 municípios catarinenses não estariam aptos a adotar a medida.
É o que apontam os dados da plataforma Vacinômetro do governo do Estado, atualizados na manhã desta terça. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmou que o regramento para a liberação já está pronto. Contudo, para “bater o martelo”, o Estado ainda aguarda aval do governo federal.
“Ainda dependemos de uma liberação do governo federal para poder desobrigar o uso nos espaços abertos, o regramento está pronto. Com percentual de vacinação alto podemos discutir sim a desobrigação”, disse o secretário em entrevista exclusiva ao Grupo ND na segunda-feira (22).
Moisés confirma protocolo
Na abertura dos Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), o governador Carlos Moisés confirmou que os protocolos para flexibilização do uso das máscaras em locais de reuniões de público e, sobretudo, em locais externos está pronto.
Ele destacou a necessidade da legislação federal ser revista para que o decreto seja publicado. Porém, o chefe do Executivo não descartou a possibilidade do Estado discutir uma liberação individual.
“A legislação nacional precisa ser revista para que tenhamos mais segurança na flexibilização. Se isso não acontecer, em determinado momento, quando a equipe técnica se sentir segura em função da cobertura vacinal, o tema pode ser deliberado em grupos intergestores para que uma decisão seja tomada. Mas, em um primeiro momento, aguardamos a decisão nacional”, disse.
Situação das cidades
Dos 295 municípios catarinenses, 214 (72,5%) estariam aptos para flexibilizar o uso de máscaras, conforme o Vacinômetro. Isso quer dizer que 81 cidades, ou 27,4%, ainda precisariam “correr atrás” para alcançar o percentual mínimo de 65% da população geral vacinada com as duas doses ou com a dose única.
Os três municípios mais bem posicionados são Piratuba, Tigrinhos e Marema, com 113%, 99,7% e 98,6% da população total imunizada, respectivamente.
Em contrapartida, Calmon (15,4%), Ipuaçu (37,1%) e São Lourenço do Oeste (42,6%) detêm os menores números, conforme os dados do governo do Estado.
Das 10 cidades mais populosas de Santa Catarina, Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul e Palhoça estão prontas para flexibilizar o uso de máscaras.
Embora Florianópolis tenha divulgado ter imunizado mais de 100% da população acima de 18 anos, os dados do vacinômetro estaudal levam em conta o percentual de vacinados com as duas doses ou dose única em toda a população da cidade, que atualmente é de 78,5%.
Por outro lado, Joinville, Blumenau, São José e Lages ainda precisariam alcançar a taxa.
10 cidades com melhores índices de vacinados:
Piratuba 113%
Tigrinhos 99,7%
Marema 98,6%
Santiago do Sul 96,8%
Abdon Batista 94,5%
Águas Frias 94,4%
Caxambu do Sul 94,4%
Angelina 93,1%
Rancho Queimado 93,1%
Arvoredo 92,8%
(ND+)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta