Ao vivo Rádio Atual FM
8.5 C
Concórdia

Mais de seis mil pacientes estão na fila da Saúde em Concórdia e vereadores cobram mutirões

Concórdia – Ao citar aumento nas filas por consultas, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Concórdia, os vereadores André Rizelo e Evandro Pegoraro, ambos do PT, cobraram a realização de mutirões que possam diminuir a espera. O assunto foi levantando por meio de Indicação aprovada em sessão nesta terça-feira (4), quando eles citaram que 6.110 pessoas estão na fila atualmente.
O vereador Rizelo cita que em setembro do ano passado, quando havia feito um levantamento, eram cerca de 5 mil pessoas na fila. Como o número vem aumentando consideravelmente, ele cobra que sejam tomadas ações para atender estes pacientes. “Quem sabe a solução seja investir em mutirões, consultas, exames e posteriormente a cirurgia. Tem algumas áreas que as pessoas aguardam por anos. Oftalmologia é a maior fila de espera por consultas e passa de mil pessoas”, revela.
Ainda conforme Rizelo, são necessárias ações. “É desumano alguém esperar tanto tempo por um atendimento. Foi feito um mutirão de exames, mas é preciso que elas possam leva-los aos médicos. Não se pode só pensar em obras e deixar a Saúde de lado, que é prioridade”, afirma.
Pegoraro salienta que é necessário pensar ações principalmente aos atendimentos com especialistas. “Otorrino, por exemplo, saltou de 469 para 608. Psiquiatria saltou de 154 para 459. Houve um aumento em algumas áreas, a espera na ortopedia continua alta. Pedimos atenção especial, pois existem recursos em caixa”, frisa. “Solicitamos naquele momento também um mutirão. Imaginamos que a fila tivesse diminuído, mas ela aumentou. Então é preocupante”, frisa.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta