Ao vivo Rádio Atual FM
26.3 C
Concórdia

Meu bebê não dorme: como vencer a privação de sono e aprender a dormir junto com o bebê

Se fizeram noites infinitas desde que o bebê nasceu. Hora em hora, noite adentro, mamãe e papai utilizando mil técnicas para tentar fazer com o bebê adormecesse e os privilegiasse com o descanso necessário para seguir a dura rotina. Algumas vezes até funcionou, mas, em grande parte das vezes, as tentativas fazem com que a noite se torne mais dolorosa e cansativa.
Mas o que fazer? Como agir quando o bebê não dorme? Abaixo algumas orientações que vão lhe ajudar a entender melhor esse ciclo do bebê.
Bebês muito pequenos precisam acordar
Se o processo de amadurecimento é difícil para nós adultos, imagine para os bebês que acabaram de nascer. Aprender a dormir driblando os incômodos desse desenvolvimento é muito difícil, assim como alguns de nós adultos possuímos ou não mais do que outros habilidades de driblar os desafios da vida, existem sim alguns bebês que lidam com isso com mais facilidade e dormem melhor. Nos primeiros meses de vida os bebês precisam mamar com maior frequência. E dar um super banquete antes do seu bebê dormir não irá resolver essa situação. O lance é cíclico mesmo. Mas, na maioria das vezes, as noites dos primeiros anos de vida são sim turbulentas.
E seu leite não está fraco: bebês possuem necessidades diferentes uns dos outros, enquanto uns mamam mais, outros precisam se alimentar com menor frequência. A nossa expectativa é o que mais frustra nessa época, esperar um bebê que durma a noite toda faz com que nosso bebê seja imperfeito. E eles são mesmo diferentes uns dos outros e tudo bem. Nesta fase, é importante mentalizar o mantra do “Vai passar”. E para dormir melhor, nos primeiros meses vale tudo, até colocar o “som do útero” para embalar o sono.
Na imagem abaixo um modelo de aparelho que imita o som do útero.

Uma hora ou outra, mais cedo ou mais tarde, isso se ajeita. Mas é claro que existem dicas para ajudar a educar o sono do bebê, que podem contribuir para o estabelecimento de uma rotina de sono e ajudar a diminuir os incômodos causados pela privação de sono.
Como funciona o sono do bebê
Assim como nós adultos, o sono do bebê possui ciclos. O primeiro é conhecido como o sono ligeiro, é aquele no qual o bebê ainda não dorme profundamente e está com as mãozinhas fechadas, quando você retira o peito da boca dele e ele ainda tenta pegar de volta, quando você nota que a respiração é irregular, ora acelerada, ora lenta. E existe a fase do sono profundo, na qual o bebê está totalmente relaxado e tranquilo, ou seja, dormindo profundamente. Essas fases se revezam, ou seja, durante a noite ele transita entre esses dois estágios e é provável que, em alguns momentos do sono ligeiro, ele “acorde” e chore pedindo cuidado.
Se possível, estabeleça uma rotina de sono e bons hábitos
Rotina transmite segurança, logo, bebês adoram rotina. Por isso, é importante que aos poucos, horários e rituais sejam definidos para que o bebê se acostume com o momento de dormir. Existem diversos teóricos e estudiosos do desenvolvimento infantil que desenvolveram teorias que contribuem para o estudo do sono e é quase unânime a presença da ideia da rotina de sono.
Defina horários dentro da sua noite, por exemplo, escolha as sete horas que são imprescindíveis que sejam dormidas neste espaço de tempo, (ex: das 23 às 06 da manhã), duas horas antes do início deste horário, inicie o “ritual” do sono. Às 21 horas, você pode começar gradativamente a diminuir a luz e também os sons do ambiente, falando mais baixo e desligando os eletrônicos. Próximo às 22 horas, você pode começar a amamentar (caso o faça) ou dar a mamadeira e, posteriormente, ninar ou colocar uma canção específica, ou se ele ficar bem assim, o colocar no berço o acariciando para que ele adormeça na sua presença.

Esteja presente e dê segurança ao bebê
Deixar o bebê chorando sozinho não é um opção. Dormir já representa uma separação. É necessário se ausentar da presença de pai/mãe para adormecer. Isso é difícil para os bebês. Agora, imagina você acordar, sozinho, em um mundo que você mal conhece, sem suas figuras de referência? Mesmo que você prefira não o pegar no colo ou amamentá-lo, coloque sua mão sobre ele ou fale, pouco e baixo, com ele. Assim, ele saberá que você estará ali sempre e, aos poucos, sentirá mais segurança em adormecer.
Esteja também confortável no momento de dormir
Nós sabemos o quanto é difícil levantar diversas vezes à noite para pegar o bebê no colo ou amamentá-lo. Por isso, escolha colocá-lo para dormir em um lugar que seja de fácil acesso para vocês. Lá em casa, nós optamos pela cama compartilhada, mas a fizemos de forma extremamente segura. Caso não seja possível para a sua realidade, opte por acoplar o berço à cama, ou, pelo menos, o colocar no mesmo quarto ou em um cômodo próximo.
Pare de tentar receitas mágicas que te angustiam
Ver nosso filho chorando não é legal. Por isso, se você estiver tentando alguma fórmula dura que esteja te angustiando, pare já. Siga seu coração e por mais que essa situação pareça que vá te enlouquecer, isso vai passar. Invista em uma rede de apoio, estimule a presença do seu companheiro ou alguém que possa te ajudar, invista em manter sua mente sã, fazendo coisas que te dão prazer durante o seu dia para enfrentar essa fase. Afinal, não existe prova de amor maior que deixar quem você ama dormir mais um pouquinho no domingo depois de incessantes despertares na madrugada. Faça o seu melhor sem se preocupar com acostumar mal a criança ou algo do tipo. Faça o que você acredita que é melhor para você e para o bebê.

Cuide da sua saúde mental e se preciso, procure um profissional
Existem diversos profissionais sérios, extremamente capacitados, que estudam o sono toda uma vida. Não falando de pessoas que usam apenas métodos de extinção, ou baseados em cursos breves de treinamento para o sono. Existem pessoas que realmente se dedicam à compreensão dos processos de sono na primeira infância e podem te ajudar muito. Além disso, olhe para seu bebê com atenção em alguns detalhes: alguém o estimula muito durante à noite? Ele tem tirado as sonecas corretamente durante o dia? Vocês usam telas no fim da tarde? Experimente incentivar a auto-regulação do seu bebê, é importante dormir na hora que ele quiser dormir, é importante aprender a mamar na hora que tiver fome. Auto-regulação é algo para toda a vida.

 
 
Fonte: Blog da Leiturinha

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta