Ao vivo Rádio Atual FM
28.3 C
Concórdia

O outono chegou. Como se prevenir das alergias comuns da época

O outono começou no ultimo dia 20, e com a chegada da nova estação, as temperaturas baixam, e, com elas, há a chegada de doenças, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório: Asma, sinusite, bronquite, alergias e resfriados são as patologias mais comuns nessa época do ano. Por isso, é necessário muito cuidado. Reconhecer qual desses males nos afeta, quando os sintomas começam, pode ser bem difícil, por serem tão parecidos.
A  especialista em Pneumologia e Alergia, Marcia Bellote, afirma que essas doenças tendem a aumentar em até 40% durante o outono e é preciso ficar atento ao sinal de cada uma delas.

“As doenças respiratórias infecciosas, que comprometem as vias respiratórias aumentam no outono e inverno porque nestas estações o ar tende a ficar mais seco, concentrando mais poluentes. A queda da temperatura restringe as atividades ao ar livre, tendendo a maior permanência em ambientes menos arejados, facilitando a transmissão dos vírus e bactérias”, explicou a médica.

A especialista reforçou que a combinação ar seco, queda na temperatura e ambiente pouco arejado é propícia para o desenvolvimento de doenças como gripe, resfriado, dor de garganta entre outras, pois a maior fonte de transmissão são as gotículas que se disseminam no ar por meio de espirros, toque de mãos, saliva, tosse.
Crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas, como bronquite, asma, rinite e sinusite, imunodeprimidos são os mais afetados.

“O cuidado com este grupo deve ser redobrado, pois elas têm maior probabilidade de evoluir para formas mais graves da doença”, alerta.

Confira a dica da médica para reconhecer os sintomas dessas doenças tão parecidas:
Gripe e Resfriado – Os sintomas se parecem no que diz respeito a coriza, espirros, tosse, febre, porem a gripe é de evolução mais grave, causa desconforto respiratório e acomete muito mais o estado geral do paciente
Sinusite – Os sintomas são nariz entupido, secreção nasal, dores de cabeça, febre, tosse noturna, catarro amarelado, alterações no olfato e dores no corpo. 
Faringite – Causa dor e irritação na garganta, pode ou não causar febre, sendo, na maioria das vezes, de origem viral e tratadas com sintomáticos.
Amigdalite – É comum ter mau hálito, dores no corpo, febre, rouquidão, dor de garganta. Em muitos casos é comum que saia pus das amígdalas.
Rinite – Causa sintomas como nariz entupido, coriza, espirros e coceira no nariz. Geralmente associada à quadros alérgicos, que pioram nesta época do ano.
Asma – Se manifesta por falta de ar, chiado no peito, cansaço, tosse e catarro. Os brônquios comprometidos pela doença se tornam sensíveis a vários fatores, como poeira, ácaros, mofo, pelos de animais, poluição, fumaça, alguns cheiros, mudança de temperatura, resfriados, gripes, sinusites, medicamentos e estresse, dentre outros.
Bronquite – Provoca aumento de catarro, tosse e chiado no peito. A doença pode ser aguda, causada pelo vírus da gripe ou do resfriado, com duração média de dez dias, ou crônica. Neste caso, é mais séria, tendo como principal causa o cigarro (no fumante ativo ou passivo).

Além da queda de temperatura, o hábito de desengavetar os agasalhos e tirar de cima do armário os cobertores, são fatores de risco para quem tem imunidade mais baixa recorrer aos remédios ou pronto-socorros.
Dicas para evitar as alergias comuns da época.
Higienização
Para evitar esse tipo de problema, a dica é investir em uma boa faxina, inclusive higienizando móveis e objetos de uso contínuo. Principalmente aqueles que ficam nos quartos, como bichos de pelúcia, almofadas, cortinas e tapetes. Utilizar álcool para desinfectar as mãos também é uma boa solução.

Redobre a higiene
Lave as mãos várias vezes ao dia e evite compartilhar utensílios. Assim, você curte o friozinho sem ficar de cama com uma doença infecciosa;
Purificador de ar
Uma outra dica é comprar ou caso tenha, fazer o uso do purificador de ambiente, que além de melhorar a qualidade, também ajuda no controle da sujidade do ar.

“Há diferentes motivos que levam a redução de circulação de ar nesta época do ano e uma delas é manter portas e janelas fechadas enquanto chove ou estamos no trabalho, por exemplo. Isso implica diretamente na qualidade do ar dentro do ambiente e, consequentemente, na nossa saúde, por isso escolher um produto de qualidade e investir no purificador ajuda a prevenir as doenças do outono”.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta