A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Nudes, com a missão de prender integrantes de uma organização criminosa, que extorquiu mais de 100 vítimas em sete estados incluindo o RS, tendo movimentado mais de R$5 milhões.

Cerca de 190 agentes participaram da operação em todo o RS, coletando informações envolvendo mais de 100 vítimas, que acabaram caindo neste golpe. Na região do Alto Uruguai gaúcho as cidades de Viadutos e Gaurama foram alvo da operação. Em Gaurama, os agentes da Draco prenderam um envolvido com o golpe do Nudes.

Segundo a polícia, a quadrilha teria usado cerca de 200 contas bancárias em nome de laranjas e os envolvidos em cada golpe recebiam uma comissão do valor de cada uma das vítimas.

O golpe do “nudes” funciona da seguinte forma. O criminoso utiliza imagens, e perfis falsos, finge ser uma adolescente linda e atraente entra em contato com homens mais velhos para trocar mensagens e fotos íntimas.

Na sequência outro golpista entra em contato com a vítima e se passava pelo pai da garota, já em tom de ameaça, afirmando que iria acionar a polícia caso não fosse depositado certa quantia em dinheiro.

Em outras situações os estelionatários se passam de policiais e delegados de polícia usando inclusive o nome e até o brasão da polícia civil para tentar enganar e extorquir as pessoas que na maioria das vezes acabam caídos no golpe.

(Informações Erenews)