Muitos movimentos influenciam o mercado e podem nos impactar diretamente. Confira algumas análises de mercado desta segunda-feira, 06/09, que podem estar relacionadas ao seu negócio:

  1. Portos congestionados, preços mais altos

Estamos ouvindo sobre escassez de matérias-primas básicas, assim como aumento repentino de alguns produtos. Muito desse movimento está associado aos portos, que por sua vez estão com dificuldades de vazão da demanda. Com a demanda nas alturas, o preço do transporte marítimo disparou, fazendo com que muitos produtos fossem inflacionados. Além disso, a covid-19 é um dos ingredientes que muitas vezes fecha portos, como foi o caso de 2 semanas no mês passado, no terminal de contêineres do porto de Ningbo-Zhoushan na China, terceiro mais movimentado do mundo, fechado por causa de um surto local. E especialistas afirmam que os portos devem continuar com problemas de vazão durante o ano de 2022 inteiro.

Porque isso é importante: o problema com transportes pode dificultar a retomada. De nada adianta a economia querer comprar, se as empresas não conseguem produzir. E persistindo, teremos mais inflação em algumas cadeias produtivas, pois vai imperar a lei da oferta e procura.

 

LEIA TODAS AS ANÁLISES CLICANDO AQUI

(https://bit.ly/aleweimer06-09-21)

Conteúdo por Alexandre Weimer

Mentor em processos de vendas e marketing

Clique para: Instagram e LinkedIn