Ao vivo Rádio Atual FM
16.7 C
Concórdia

Prefeito de Ipumirim faz pedido ao Governo Federal para liberação da planta de agroindústria no Município

Ipumirim – O prefeito Volnei Schmidt, encaminhou na terça-feira, dia 26 de maio, ao Ministério da Economia e Ministério da Fazenda, uma solicitação de auxílio na adoção de medidas para viabilizar a desinterdição da unidade local da JBS que pertence ao grupo Seara Alimentos, que foi interditado no último dia 18 de maio, pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina.

A interdição ocorreu após uma fiscalização realizada pelos auditores fiscais do trabalho no frigorífico entre os dias 13 e 15 deste mês, e que teve como fundamento supostas falhas na adoção de medidas pela empresa no que se refere aos procedimentos de prevenção da proliferação da COVID-19.

Mesmo antes de ser fiscalizado pela Secretaria do Trabalho, o estabelecimento vinha sendo constantemente monitorado  pela vigilância sanitária municipal e estadual, e desde o início da pandemia foi constatado que a empresa instituiu protocolos rígidos de segurança de forma a prevenir a proliferação do vírus dentro da sua unidade industrial, e sempre que editadas novas recomendações pelas autoridades de saúde, à empresa de pronto as atendeu.

 Por esses motivos, ainda que eventual falha em algum dos procedimentos tenha sido constatada por parte dos auditores fiscais, o município sugere que sejam realizadas as correções mediante protocolos adicionais e que sejam restabelecidas as atividades.

 O documento relata que a preocupação do município com essa interdição, vai muito além do fato do mesmo atuar na produção de alimentos, atividade essa considerada como essencial neste momento de pandemia. Para o município de Ipumirim, a paralização das atividades da empresa provocará, na verdade, um impacto devastador.

 Nas justificativas para a retomada dos trabalhos o município aponta que o frigorífico emprega 1730 colaboradores diretos e indiretos e 240 produtores integrados. O volume médio de produção diária é de 280 toneladas de alimentos que abastece o mercado interno e externo com produtos exportados para a Europa, o Japão, Coréia, Africa e Canadá, contribuindo com o agronegócio nacional. Com essa produtividade o faturamento médio diário do frigorífico é de R$ 2.076.130,95, um montante que contribui em 60% para a arrecadação do município. Os motivos provam a importância da indústria para a região.O município já recebeu devolutiva apontando o recebimento do ofício e aguarda com expectativa.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta