Ao vivo Rádio Atual FM
11.6 C
Concórdia

Principais tipos de ultrassom na gravidez – Qual a diferença

Gerar um bebê é uma das experiências mais incríveis que uma mulher pode ter. Assim que a gestação é descoberta, a ansiedade pode aumentar quando o assunto é o começo do pré-natal e a realização dos exames de ultrassom na gravidez. É muito importante a realização desse tipo de exame para detectar e diagnosticar com precisão o desenvolvimento do feto.
Existem alguns tipos de ultrassonografias que a mãe vai realizar durante esse período. São exames de imagem em 2D, 3D e até 4D. Abaixo, segue um guia rápido dos principais exames de ultrassom na gravidez. Conheça os principais tipos de ultrassom na gravidez e saiba as diferenças
Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é o exame que detecta a gravidez. É o ponto de partida quando se trata de exames do início do pré-natal, o próximo passo quando há suspeita de gravidez, e a mulher já fez testes de farmácia e exame de sangue.
Também conhecido como ultrassom endovaginal ou intravaginal, esse é um tipo de exame de imagem simples onde é possível visualizar os órgãos reprodutores femininos (útero, ovários, colo do útero, tubas uterinas e vagina) e diagnosticar a saúde da mulher e do bebê.
Não há necessidade de um preparo antes do ultrassom transvaginal, como estar com a bexiga cheia ou ficar em jejum.

Ultrassom morfológico do primeiro trimestre
O ultrassom morfológico do primeiro trimestre deve ser feito entre 11 semanas e 3 dias e 13 semanas e 6 dias de gravidez. Essa é uma das ultrassonografias mais importantes e esperadas pelas mamães.
A partir de imagens em 2D, o exame fará a medida da translucência nucal e poderá detectar suspeitas de alguma anormalidade com o feto, como síndrome de Down e outras síndromes.
Ultrassom morfológico do segundo trimestre
Mais um exame na rotina do pré-natal da grávida. O ultrassom morfológico do segundo trimestre estuda minuciosamente o crescimento do feto, da placenta e do volume do líquido amniótico.
Outro exame muito importante no período da gestação onde é possível detectar possíveis malformações e anomalias genéticas, pois será feita uma avaliação detalhada sobre a anatomia fetal.
Ultrassonografia obstétrica
A ultrassonografia obstétrica é mais um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gravidez. Também auxilia no diagnóstico de possíveis malformações, além de detectar a gestação de múltiplos.
O ultrassom obstétrico analisa o crescimento e peso do bebê. Esse é um exame onde é possível ouvir os batimentos cardíacos do embrião e observar seus movimentos.

Ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido
No ultrassom obstétrico com doppler colorido, é possível avaliar o fluxo sanguíneo do feto, a oxigenação, batidas cardíacas, e também conhecer o peso e altura aproximados do bebê. Aqui, o foco é o crescimento do feto. Esse exame pode ser feito ainda no primeiro trimestre de gravidez.
Ultrassom em 3D e Ultrassom em 4D
O ultrassom em 3D é capaz de produzir imagens tridimensionais, uma evolução da ultrassonografia em 2D. Já no ultrassom em 4D, é possível ter perfeição e realismo em detalhes do rosto e corpinho do bebê, por isso é conhecido como uma máquina fotográfica do bebê, além de permitir visualizar imagens com movimento.

 
Fonte: Blog Grão de Gente

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta