Ao vivo Rádio Atual FM
18.7 C
Concórdia

Seara e Itá vão abrigar quase 60 imigrantes venezuelanos para trabalhar em agroindústria

Itá/Seara – Um grupo com 59 migrantes venezuelanos irá desembarcar em Chapecó nesta quarta-feira (7). Eles estavam abrigados em centros de acolhimento em Boa Vista (RR).
Trinta e um deles foram contratados para trabalhar numa indústria de alimentos em Seara. As outras 27 pessoas são acompanhantes familiares. A viagem da capital roraimense para Chapecó (SC) será realizada com o apoio da Organização Internacional de Migração (OIM).
Segundo a gerente do Acolhidos por meio do trabalho, Thais Braga, uma parte do grupo irá residir na cidade de Seara, um grupo menor, na cidade de Itá, a aproximadamente 21 quilômetros. Além deles, uma família segue para a cidade de Frederico Westphalen (RS).
“Sabemos que essa transição merece toda atenção, já que essas pessoas estão saindo de Boa Vista e não contam com recursos para arcar com aluguel ou outras despesas neste momento. Por isso, garantimos um acompanhamento de três meses, para que eles consigam economizar seus proventos e, a partir do quarto mês, consigam sua autonomia definitiva”, explica. O projeto também prevê o acompanhamento de uma assistente social que fará o acompanhamento junto aos grupos por três meses, visando apoiar com a integração local e com a empresa.
Todos os novos contratados começam as atividades em outubro. Eles já concluíram as etapas do processo seletivo e estão com as documentações e vacinas em dia. Eles também já passaram por exames da Covid-19 e devem cumprir um período de quarentena antes das atividades laborais. As empresas contratantes preveem políticas e procedimentos de segurança e proteção da saúde dos colaboradores, por isso vem adotando todas as medidas preventivas em suas operações, como limpeza, controle de higienização, aferição de temperatura diária e protocolos de distanciamento.
A chegada
Os migrantes irão desembarcar no aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, em voos e dias alternados. 47 chegam na próxima quarta-feira (7), em voos previstos no período da manhã e da tarde. Ao desembarcarem, todos serão conduzidos para as residências temporárias, em Seara e Itá, com transporte fornecido pela empresa.
Já outro grupo, com nove pessoas, tem chegada prevista para o final do mês. Uma família com três integrantes chega no dia 9 de outubro e segue viagem para Frederico Westphalen (RS). A locomoção também está prevista pela empresa contratante. Todos os grupos serão assistidos pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho. (Por AVSI Brasil)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta