Ao vivo Rádio Atual FM
20.5 C
Concórdia

Secretário Estadual da Saúde não dá sinais de possível lockdown em SC, mas diz que medidas mais restritivas serão tomadas

Concórdia – O secretário Estadual da Saúde, André Motta Ribeiro, não deu sinais de que o Governo do Estado irá adotar um lockdown nos próximos dias, mas garantiu que medidas mais restritivas serão tomadas para tentar reduzir o ritmo de contágio da população com a Covid-19. Ele esteve na manhã deste sábado, dia 6, em visita ao Hospital São Francisco e reunido com o prefeito Rogério Pacheco e equipe para tratar do aumento de leitos e organizar os atendimentos de saúde no Alto Uruguai Catarinense.
De acordo com o secretário uma decisão de paralisar toda a economia de Santa Catarina teria que partir de um consenso entre os envolvidos. Ou seja, nada adiantaria paralisar os segmentos não essenciais, mas a população não respeitar as medidas sanitárias impostas.
Por isso, André Motta Ribeiro enfatiza que o coronavírus “é uma doença da sociedade” e cada um precisa fazer a sua parte.
A expectativa é de novas medidas restritivas, algumas até mais rígidas. Isso deverá ser encaminhado pelo Governo do Estado nos próximos dias. Nesse sentido, as medidas vão sendo tomadas, conforme um grupo gestor de crise, para tentar reduzir a curva de contágio que cresce diariamente.

 “O lockdown precisa ser uma decisão pactuada. É um ato mais grave que tem de ser coordenado pelo ente federal como aconteceu na China e Nova Zelândia”, disse. 

Motta Ribeiro explica que nesse momento a alternativa é fazer a gestão por decretos e portarias, mas com o entendimento da população e dos prefeitos que conhecem melhor a realidade da sua região. Ou seja, as “decisões unilaterais geram inconformidades” e, diante dessa condição, a população não irá respeitar as medidas impostas.
O secretário foi pessimista no que diz respeito aos próximos dias e acredita que a situação tende a se agravar em Santa Catarina com essa nova cepa brasileira do coronavírus (P1) que tem um ritmo muito grande de contaminação da sociedade.
ASSISTA ABAIXO A ENTREVISTA COLETIVA NA ÍNTEGRA – aguarde carregar
https://www.facebook.com/atualfm/videos/339692610755716

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta