Concórdia – As palavras do secretário estadual da agricultura, Ricardo Gouveia, resume de forma emblemática o sucesso do Tecnoeste 2020. O evento ainda está em seu primeiro dia, mas já vem motivando elogios das autoridades que estão presentes. “O Tecnoeste é um espetáculo”, sublinhou Gouveia, durante seu pronunciamento. 

“Fiquei encantada com o Tecnoeste”, reforçou a vice-governadora, Daniela Reinehr. “Temos que reconhecer a grandeza do Tecnoeste para a transmissão de tecnologias para a nossa agricultura”, acrescentou o deputado estadual, Moacir Sopelsa. “É perceptível o crescimento deste evento a cada edição”, destacou o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Luiz Vicente Suzin. 

As manifestações das autoridades atestam que o Tecnoeste é um evento diferenciado, que proporciona uma perspectiva real de desenvolvimento das atividades rurais, através do emprego de novas tecnologias. A Copérdia e o Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia (realizadores do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense) mantiveram o tema que vem sendo trabalhado nas últimas edições: “Gestão, Qualidade de Vida e  Sucessão na Propriedade Rural”. Durante o ato oficial de abertura, as lideranças cooperativistas e políticas enalteceram o trabalho da Copérdia e do IFC e o forte compromisso com o desenvolvimento das regiões em que atuam.

O coordenador-geral do Tecnoeste, Vanduir Martini, agradeceu a todas as autoridades que participaram da abertura oficial e desejou boas-vindas ao público presente. “Para nós da Copérdia e do Instituto Federal é uma grande honra recebê-los neste dia. O Tecnoeste tem um significado muito especial para nós. É um evento que exige uma enorme dedicação, mas que nos dá uma imensa satisfação. Estamos muito felizes em vermos o Parque do Tecnoeste tão bem estruturado e com tantas tecnologias e conhecimentos que serão compartilhados nesses três dias. Um excelente evento a todos”, destacou o presidente da Copérdia.

O diretor do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, Rudinei Exterckoter, comentou sobre a importância do evento para o Instituto. “É um  momento ímpar para IFC e para a Copérdia. É o maior evento já realizado. É preciso enaltecer a parceria entre uma instituição pública e uma cooperativa, possibilitando um acontecimento tão grandioso para o desenvolvimento das propriedades rurais. Para nossos alunos, o Tecnoeste tem uma enorme relevância, pois colaboram para que eles vivenciem na prática os conteúdos que internalizam durante as aulas”.

O vice-presidente da Cooperativa Central Aurora, Neivor Canton, destacou a importância do cooperativismo e do agronegócio para o desenvolvimento do estado e da região.  “Hoje nós somos vistos pelo mundo como um dos grandes polos produtores de proteína animal. Isso para nós é um motivo de muito orgulho. A Aurora é a soma dos dirigentes de todas as cooperativas que participam deste evento. O Tecnoeste é mais uma comprovação de que é preciso cooperar para avançar”. “O que seria da agricultura se não fosse o cooperativismo. Esse modelo realmente colabora decisivamente para o desenvolvimento do meio rural”, pontuou o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (FECOAGRO), Claudio Post.

O presidente do Tecnoeste, Valdemar Bordignon, fez um agradecimento especial a todos que têm colaborado na organização. “Preciso agradecer a todos pela colaboração. Desejo que esse evento se perpetue, cresça cada vez mais e continue colaborando para que tenhamos propriedades rurais bem estruturadas e que garantam renda e qualidade de vida para o nosso produtor. O deputado estadual, Altair Silva, elogiou os organizadores do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense. “Estão de parabéns todos os organizadores. O Tecnoeste é mais um evento que comprova a força do setor produtivo de Santa Catarina”. 

O Tecnoeste 2020 iniciou nesta terça-feira, dia 18, e se estende até quinta-feira, dia 20. O evento difunde tecnologias voltadas ao homem do campo em setores como: Agregação de Valores, Agricultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Horto Medicinal, Meio Ambiente, Ovinocultura, Piscicultura, Reflorestamento e Suinocultura. (PG Comunicação)