Ao vivo Rádio Atual FM
17.6 C
Concórdia

URGENTE: autoridades de Ipumirim se mobilizam para reabertura de frigorífico após companhia acenar com a possibilidade de suspender atividades e sacrificar animais no campo

Ipumirim – O prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt, recebeu nas últimas horas uma nota da direção da JBS em São Paulo lhe comunicando oficialmente que a companhia poderá suspender as atividades no Município depois dos últimos desdobramentos judiciais. A informação pegou surpresa as autoridades do Município, sobretudo os funcionários que estão se mobilizando para defender a reabertura da planta.
A empresa – que está há alguns dias com as atividades suspensas na unidade fabril de Ipumirim – devido a possíveis irregularidades nas questões sanitárias para evitar contaminação por Covid-19 dos funcionários, emprega 1,7 mil trabalhadores diretos e indiretos e possuiu 240 integrações.
O prefeito Volnei Schmidt, preocupado a repercussão negativa na região devido a suspensão das atividades da empresa, encaminhou até pedido ao Governo Federal para intervenção visando a retomada dos trabalhos. Nas últimas horas o Ministério Público do Trabalho garantiu uma decisão da Justiça do Trabalho em Concórdia para que a empresa garanta a distância mínima dos trabalhadores de 1,5 metro e afaste todos os colaboradores com resultado positivo para o coronavírus ou com suspeita.
Segundo as informações repassadas ao prefeito de Ipumirim a JBS já suspendeu os alojamentos e poderá na próxima semana fazer o sacrifício de aves que estão no campo. A empresa não teria mais condições de encaminhar a produção para abate em outras plantas. Sobre a questão dos trabalhadores a empresa ainda deve analisar a situação, mas não descarta desligamento dos colaboradores.
Nesta sexta-feira, dia 29, a Prefeitura de Ipumirim também deverá se habilitar em uma ação civil pública para defender a retomada das atividades da unidade fabril. Schmidt está mobilizando autoridades estaduais para ajudar nos encaminhamentos visando buscar a retomada das atividades. Por enquanto, não tem previsão da retomada das atividades da empresa, segundo o prefeito Volnei Schmidt.
Uma reunião em Brasília também poderá ocorrer junto ao Ministério da Agricultura para alguns encaminhamentos.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta